2 de maio de 2011

Ourivesaria: Relatório da tecnologia,

Na primeira aula de Oficina, que decorreu no dia 15 de Fevereiro, foi inicialmente feita a apresentação dos alunos e das professoras. Depois foi dada uma pequena introdução à ourivesaria em que foi dito que a Ourivesaria tinha várias correntes, entre elas a Joalharia e a Prataria: as peças que se relacionam com o corpo são peças de Joalharia, já as que se relacionam com o espaço são peças de Prataria.
Posto isto, foram transmitidas algumas informações sobre o correcto funcionamento na Oficina e sobre os seus materiais (foi dita uma lista de materiais com os quais iríamos trabalhar e que estavam disponíveis em cada bancada de trabalho).
Depois, foram estabelecidas as condicionantes para a execução do objecto: teria de ser feito com cobre e latão, ter aproximadamente 70mm e deveríamos utilizar a serragem, a conformação e a soldadura.
Por fim, fizemos várias experimentações de serragem para uma primeira abordagem à tecnologia.

Na segunda aula de Oficina, que ocorreu no dia 22 de Fevereiro, deu-se continuidade às experimentações e depois disso, o meu projecto foi aprovado. Comecei a serrar a parte circular (de cobre) e iniciei a conformação, a conformação não foi terminada nesta aula.

Na terceira aula de Oficina, que decorreu no dia 1 de Março, conclui a conformação do centro da minha peça e nele fiz três furos.

Na quarta aula de Oficina, no dia 15 de Março, cortei o arame mais espesso de latão para a forma base dos ‘tentáculos’ e dei-lhes forma. Iniciei a soldadura, tendo soldado dois deles.

Na quinta aula de Oficina, que se realizou dia 22 de Março, conclui a soldadura da base dos tentáculos. Cortei vários pedaços de arame de latão mais fino e envolvi-os no arame mais espesso.

Na sexta aula de Oficina, no dia 29 de Março, moldei novamente os tentáculos para que pendessem por completo no ombro e fotografei a peça final. Fiz também o relatório da tecnologia

Sem comentários:

Enviar um comentário