7 de fevereiro de 2011

Cerâmica: Aula expositiva,

Existem dois tipos de pastas cerâmicas: as de baixa temperatura (até aos 1000º) que são o barro vermelho e o branco; e, fazem objectos como os tijolos e os vasos. E as de alta temperatura (entre os 1200º - 1250º) que são a Porcelana – pratos de refeição, o Grês – tabuleiros de ir ao forno e o Refractário – tijolos de lareira.

As ferramentas utilizadas em cerâmica são os garrotes (fio de nylon que corta as pastas), os teques (de madeira e servem para modelar), os teques de arame (servem para vazar), rins (serve para alisar superfícies), furador (para fazer furos) e o rolo da massa. Também são utilizadas ferramentas que mesmo não sendo especificas servem para modelar: o garfo e as réguas (feitas de madeira com a espessura que se quer para fazer lastras)

Técnicas de modelação:
Bola – faz-se uma esfera, com o polegar modela-se a parte côncava e com os outros quatro dedos modela-se a parte convexa. Dá para fazer copos, taças, pratos, etc…
Lastra – tentamos espalmar a peça o máximo possível com as mãos, depois colocamos a peça entre duas réguas da espessura pretendida e, com o rolo apoiado nas réguas rolamos do centro para as pontas. Dá para fazer azulejos, caixas, etc…
Rolos – faz-se um rolo com os dedos (não com a parte centrar da mão porque é concava) e dá para fazer qualquer coisa a partir daí.
Vazamento – depois de ter a forma compacta corta-se com o serrote a forma ao meio (antes disso fazem-se dois traços para ajudar na montagem) e retira-se o excesso com o teque de arame. Volta-se a colara forma com a técnica de colagem, ou seja, risca-se e coloca-se lamugem.

Secagem é lenta e nunca feita ao Sol.

Cozedura das pastas lentas é feita aumentando de 100º a 150º por hora e, podem-se utilizar fornos eléctricos, a gás e a lenha.

Sem comentários:

Enviar um comentário